Artes e Ciências

2º Salão de Artes e Ciências
Escola Dom Quixote - 2011


"Minha força vem da lembrança
 da infância na fazenda, de correr e subir em árvores.
 E das histórias fantásticas que as empregadas negras me contavam."
 Tarsila do Amaral



Mais uma vez pais, alunos, familiares e visitantes vieram a nossa escola para prestigiar o nosso Salão de Artes, durante a visita os alunos puderam mostrar suas obras e falar um pouco sobre os projetos de ciências desenvolvidos.

Nossa equipe de docentes também esteve durante todo tempo atendendo as dúvidas e fornecendo informações aos pais.

Neste ano trabalhamos obras de Tarcila do Amaral e Salvador Dali, as crianças puderam conhecer um pouco da vida e obra desses importantes artistas plásticos, desenvolveram releituras e mostraram todo seu talento! Foi maravilhoso!

As crianças também aproveitaram para brincar no parque e participar da Oficina de Artes onde ganharam um lindo brinde da BITUFO que apoiou nosso evento.
Nossos visitantes puderam ver ainda o excelente trabalho que nossas queridas psicólogas Marta e Silvia desenvolveram junto à turma do Maternal II, o stand do ÉTICO nosso sistema de ensino que também apoiou o evento e a Livraria MasLeitura que comercializou livros direcionados ao público infantil, pais e educadores.

O grande sucesso da feira foi o projeto sobre a Metamorfose da Borboleta desenvolvido pela professora Natália com a turminha do Mini-maternal e o Medidor de Abraços, onde todos puderam verificar se seu abraço está de bom tamanho, se precisam abraçar mais e mais forte!

"O mínimo que se pode pedir
 a uma escultura é que ela não se mexa."
Salvador Dali



1º Salão de Artes e Ciências
Escola Dom Quixote - 2010

“Mais Importante do que a obra de arte
 propriamente dita é o que ela vai gerar”
Joan Miró


           
          Dia 23/10/2010 aconteceu nosso 1º Salão de Artes e Ciências, cerca de 320 visitantes prestigiaram os trabalhos desenvolvidos por nossas crianças, participaram do ECOCINE e visitaram o stand da livraria Conhecer.
          As crianças se divertiram no parque que foi montado em frente à escola, puderam usar toda criatividade na Oficina de Artes, colorindo reproduções de Joan Miro e Romero Britto e na saída foram presenteadas com brindes da BITUFO e do Sistema de Ensino ÉTICO que apoiaram o evento. 
           
Pais e familiares compareceram munidos de máquinas fotográficas e filmadoras para registrar as primeiras experiências artísticas de seus filhos, foram momentos de muita emoção, nossos alunos estavam orgulhosos de seus trabalhos e faziam questão de mostra-los.



Releitura das Obras

    
Durante o 3º Bimestre, alunos do Maternal II e Jardim I conheceram um pouco da vida e obra de Joan Miró, importante escultor e pintor espanhol, nascido em Barcelona, é considerado um dos maiores representantes do surrealismo. Através da técnica mista de decoupage e guache fizeram à releitura da obra “Jardim”, com dedicação e talento impressionaram nossos visitantes!
      
As turmas do Mini-maternal e Maternal I também mostraram seu talento com a releitura das obras de Romero Britto, que é conhecido como artista pop brasileiro, sendo radicado em Miami, suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e sua cor. Ao pintar, as crianças se encantavam com as cores vibrantes e com muito capricho fizeram da releitura uma grande obra!


Releitura da obra "Flor"
Por Marina Eduarda Marinho
Mini-maternal
Releitura da obra "Flor"
Por Pedro Augusto Siqueira
Mini-maternal



Releitura da obra "Peixe"
Por Lara Cristina de Oliveira
Maternal I
Releitura da obra "Peixe"
Por Rafael Leoni Castilho
Maternal I
















Quem visitou a exposição também pode ver as graciosas obras de auto-retrato produzidas por nossos alunos e as esperiências de germinação. Foram momentos que com certeza farão parte da história de nossa escola e de cada um de nossos alunos.

Auto-retrato de Maria Eduarda Barbieri
Jardim I
Auto-retrato de Lucas H. Magalhães
Jardim I







 








“Todas as artes contribuem para
 a maior de todas as artes, a arte de viver”
 Bertold Brecht